Como se preparar para começar um MBA?

Assim como todo gasto, é preciso se planejar com antecedência

Caso sinta que sua vida profissional está estagnada ou não sabe por qual caminho seguir para turbinar o currículo, você pode estar diante da solução. Um MBA ou uma pós-graduação pode mudar a carreira de muita gente. Como todo gasto, é preciso se planejar com antecedência, pois é uma atividade que demandará um grande investimento de tempo. Listamos 4 dicas importantes para te ajudar a tomar a decisão certa:

1 – Pense muito antes de escolher

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é entender claramente o que você espera como resultado do processo: aprendizado, novos contatos, aumento salarial, promoção ou só um diploma? Se sua intenção é atuar no mercado, uma especialização, um MBA ou um mestrado profissional são mais indicados. Para o recém-formado, é mais interessante um curso voltado para uma área específica, porque a faculdade dá uma formação muito generalista.

2 – Pesquise sua área e as instituições

Pesquise sobre a área que você quer estudar. Veja se o currículo oferecido pela instituição atende suas necessidades e oferece um conteúdo rico, com informações que vão além das já disponíveis em sites do setor, por exemplo. Visite o lugar, converse com ex-alunos e entenda como a instituição pode te ajudar a conquistar conhecimento. Um MBA é um investimento importante. Portanto, é preciso pensar se ele está totalmente alinhado com as suas expectativas e, principalmente, se o curso corresponde à área que você realmente quer trabalhar.

3 – Organize-se financeiramente

É importante colocar na ponta do lápis o investimento que será realizado, investigar as possibilidades de bolsas de estudo e descontos para entender se ele cabe no seu orçamento.

Outra dica importante, e muitas vezes esquecida, é ficar atento a outros custos além da mensalidade. Investimentos em livros e materiais de estudo, transporte de ida e volta para o local, estacionamento — caso vá em seu próprio veículo — e até a alimentação precisam estar na conta. Se você tem planos para fazer um MBA daqui há alguns anos, faça uma reserva, assim pode conseguir desconto pagando um semestre à vista.

4 – Só comece a estudar se você tiver tempo para se dedicar

Com tantas responsabilidades, adquirir mais uma e assumir outro gasto sem ter tempo para se dedicar a atividade é uma grande roubada. Lembre-se de que provavelmente estará cansado na hora de ir para a aula, que geralmente acontece à noite, durante a semana ou aos sábados. Mas lembre-se: você fez uma escolha importante. Em vez de descansar, você está buscando conhecimento e qualificação. Logo, é fundamental encontrar suas motivações e definir objetivos bem claros em sua mente. Levar os estudos a sério, superando o cansaço, a rotina e os problemas do dia a dia é fundamental para o seu aprendizado, além de ser um gesto de respeito a você mesmo. Afinal, todo o esforço envolvido precisa valer a pena!

Tags: carreira investimento MBA planejamento financeiro

Veja mais