Existe um momento ideal para parar de trabalhar?

É importante levar em consideração o tipo de rotina que você pretende ter

Trabalhar é muito mais do que receber um salário no fim do mês. Além de ser fonte de renda, a vida profissional é objeto de realização pessoal e exerce um papel importante nas nossas relações sociais.

No entanto, há um momento da vida no qual algumas pessoas decidem encerrar esse ciclo. A aposentadoria chega como uma fase para a realização de outros projetos, como dedicar mais tempo à família ou mesmo fazer aquela viagem que a agenda apertada não permitia antes.

Apesar de ser uma mudança positiva, é bastante comum que as pessoas sintam-se inseguras na hora de tomar a decisão de se aposentar e tenham dúvidas sobre a época mais adequada para iniciar essa transição.

Afinal, quando é melhor começar a desacelerar?

O momento de parar varia de uma pessoa para outra, pois trata-se de uma pergunta para a qual não há resposta padrão. Para chegar a uma conclusão, com tranquilidade, é importante refletir honestamente sobre alguns pontos importantes.

Como é o estilo de vida que você pretende levar no futuro?

Para saber qual é o melhor momento para parar de trabalhar e gozar de uma aposentadoria tranquila, é importante levar em consideração o tipo de rotina que você pretende ter.

Em outras palavras, vale refletir: quais são seus planos para quando os compromissos profissionais derem lugar aos dias de descanso e lazer? A ideia é simplesmente ficar em casa aproveitando a companhia da família ou você pretende usar o tempo livre para viajar pelo mundo, por exemplo?

Pensar nas atividades às quais você pretende se dedicar quando o novo ciclo se iniciar vai te ajudar a definir o seu padrão de gastos e entender que essa é uma reflexão fundamental para que se planejar.

Quanto você pretende gastar por mês?

Uma vez definidos os seus objetivos para a nova fase, é importante fazer um planejamento financeiro cuidadoso.

Saber quanto dinheiro você precisa poupar para realizar seus planos é essencial para entender quando é o melhor momento para interromper a sua jornada profissional.

Suponhamos que você precise de R$ 5 mil mensais para viver uma aposentadoria tranquila, e que vá necessitar dessa quantia por aproximadamente 35 anos.

Fazendo uma estimativa inicial, sem considerar rendimentos e impostos, o valor mínimo que você vai necessitar é R$ 2,1 milhões. Parece bastante, não é?

Como contar com a Previdência Social para atingir esse valor mensal é inviável, é importante poupar com uma visão a longo prazo. Por isso, o ideal é começar o quanto antes a fazer aportes no seu fundo de pensão, para que você atinja sua meta com facilidade e possa parar de trabalhar quando desejar.

Prepare-se para se aposentar!

Além de planejamento financeiro, a aposentadoria também requer preparação pessoal, já que representa uma mudança considerável na rotina diária.

A chegada do novo ciclo, no entanto, não precisa ser sinônimo de estagnação. Conheça algumas dicas para que a transição aconteça de maneira tranquila e prazerosa:

  • Não abra mão dos exercícios físicos. Dança, caminhada ou natação, não importa. O essencial é encontrar uma atividade que lhe dê prazer;
  • Use o tempo livre para desenvolver novas habilidades. A aposentadoria é a época ideal para aprender uma nova língua, fazer aulas de violão ou aprender a cozinhar, por exemplo;
  • Viaje! Seja para uma cidade vizinha ou para um país distante, essa atividade coloca você em contato com novas pessoas, culturas e maneiras de ver a vida;
  • Faça um trabalho voluntário. Ajudar outras pessoas é uma excelente maneira de manter-se ativo.

A passagem do tempo é inevitável, mas a escolha de como viver a idade madura está nas suas mãos. 

Gostou de entender melhor quais fatores levar em conta na hora de decidir quando parar de trabalhar? E você, já está se preparando para a aposentadoria? Conte pra gente nos comentários quais medidas você está tomando para garantir uma transição tranquila.

Tags: aposentadoria carreira previdência trabalho

Veja mais