Já imaginou fazer um curso com o reconhecimento internacional sem pagar nada?

Para estudar online gratuitamente, é preciso ter muita disciplina e fazer os seus horários para se ter um bom desempenho

Com o tempo escasso que detemos hoje, nos deparamos com a dificuldade de voltar às salas de aula para aprender algo. Por isso, muitas vezes recorremos aos cursos a distância, aqueles em que podemos fazer em qualquer hora do dia – ou da noite.

Em busca das melhores instituições, encontramos as internacionais, que dispõem de inúmeros cursos gratuitos e com certificados em nome delas. Já imaginou fazer um curso gratuito com o reconhecimento de uma universidade famosa internacional?

Isso é possível graças às plataformas online que oferecem ao público de todo o mundo cursos das mais renomadas universidades. Você pode optar pela área que deseja e inscrever-se de acordo com a disponibilidade das instituições. Entre as que mais se destacam, podemos ajudar você a escolher o melhor curso.

SEDA College

Esta escola irlandesa oferece cursos de inglês, espanhol e até português – todos por meio da plataforma, de maneira acessível, com material didático e vídeo com transmissões ao vivo. Além dos cursos de idiomas, a SEDA disponibiliza testes vocacionais, dicas para testes de proficiência, persuasão, vendas e gerenciamento de tempo. As aulas são ministradas de acordo com o curso de sua preferência e possuem certificação.

Effective Thinking through Mathematics

Este curso é oferecido pela EDX e tem como fundamento utilizar a lógica exercitando seu raciocínio para se tornar mais criativo. São aulas bem interativas, em inglês, mas direcionadas ao público das áreas de Matemática, Estatística e Análise de dados. Os professores que ministram o curso são oriundos das instituições Caltech, Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

Coursera

A plataforma aberta de ensino online conta com especializações nas áreas de negócios, ciências da computação e ciência de dados. De tempos em tempos abrem-se inscrições para os cursos e é preciso ficar atento. O aluno precisará pagar apenas se quiser obter o certificado da especialização, mas as aulas são gratuitas, em inglês. Com exceção de uma especialização em português, na área de ciências da computação, desenvolvida por professores da Unicamp.

A Coursera atende à demanda dos próprios alunos do site, que sugerem os cursos conforme suas habilidades e seus conhecimentos. Também tem parceria com grandes empresas na confecção de material didático, como Google, Amazon e IBM, ajudarão você no trabalho de conclusão de curso.

Academic Earth

A Academic Earth conta com 750 cursos a distância gratuitos, com parceria das universidades Princeton University Berkeley, Harvard, MIT, Stanford, Columbia, Michigan. Dentre os diversos cursos disponibilizados, destacamos os mais populares: Marketing, Física, Psicologia, Trabalho Social, Sociologia, Ciência da Computação, Administração de Negócios e Relações Internacionais. O aluno obterá, ao término do curso, um certificado de graduação ou, ainda, um título profissional. São eles: Certificado Profissional em Segurança Avançada de Computadores, Certificado de Graduação em Inteligência Artificial, Certificado de Graduação em Fundamentos de Ciência da Computação, dentre outros.

Os cursos de graduação são pagos, com preços que vão de razoáveis até milhares de dólares. Já os demais, são gratuitos, em inglês e não requerem inscrição. Grande parte das universidades fornece certificado no fim do curso, de acordo com o seu desempenho. Pelo próprio portal você consegue escolher a melhor opção e encontrar o horário oportuno para ingressar seus estudos.

Além das plataformas que disponibilizam as renomadas universidades, você pode encontrar nos próprios sites outros cursos. A seguir, listamos as mais famosas. Veja:

Stanford – Califórnia – EUA

Áreas: Engenharia da Computação, Medicina, Engenharia de Games, Empreendedorismo, Matemática, Design, Programação e muitos outros.

Harvard – Boston – EUA

Áreas: História, Ciência da Computação e Matemática.

Yale – Connecticut – EUA

Áreas: Línguas, Música, Ciências Políticas, Química, Física, História, Geografia, Economia, entre outras.

Em algumas instituições, as aulas são ministradas em língua inglesa, do nível básico ao avançado, portanto é preciso ter proficiência para assimilar bem o conhecimento. Vale lembrar que, para estudar online gratuitamente, é preciso ter muita disciplina e fazer os seus horários para se ter um bom desempenho. Ao iniciar seus estudos, é fundamental que se mantenha o foco assistindo às aulas, fazendo as leituras e, se houver, os exercícios, pois isso garantirá um bom aproveitamento do curso e assegurará a certificação.

E, então, com todas essas dicas valiosas, vamos começar a estudar? Escolha o curso de sua preferência e siga em frente! Bons estudos.

Tags: carreira cursos educação qualidade de vida

Veja mais