Jovens estão perdendo a oportunidade de se aposentarem ricos

Anos de 'desperdício' podem atrapalhar o longo caminho para o sucesso financeiro, afirma planejadora financeira

Economizar é um hábito difícil de adotar, principalmente quando se é jovem. Nessa época a aposentadoria parece estar muito distante e, por estar tão intangível, são grandes as tentações de gastar todo o dinheiro no presente. Por mais que haja preocupações e incertezas a respeito do futuro, muitos jovens acham que poupar antes dos 30 anos não fará a mínima diferença. A planejadora financeira e autora do podcast "So Money", Farnoosh Torabi, porém, afirma que eles estão enganados.

Segundo ela, esse pensamento faz com que os jovens percam oportunidades. Quanto mais fiel você for a suas economias, maiores serão as chances de você se tornar milionário quando alcançar a idade avançada. "As pessoas ficam preocupadas quando pensam quanto de dinheiro precisarão no futuro. O importante, porém, não é somente guardar dinheiro desde cedo, mas também, fazer isso com frequência", diz ao Business Insider.

Torabi sugere que o investidor comece com pequenas quantias, já que os juros compostos podem dar um empurrãozinho e, deste modo, qualquer dinheiro poupado crescerá ao longo do tempo. "Se você começar aos 25 anos economizando U$$ 9 por dia e fazer isso por 32 anos, você pode terminar com 1 milhão quando atingir os 67 – considerando um histórico de retorno anual de 8%, afirma. "Os jovens estão perdendo a oportunidade de se aposentarem ricos", crava.

Se a dificuldade para investir for grande, utilize como incentivo o simples fato de que aplicando, você conseguirá mais dinheiro do que investiu inicialmente. Ainda, para facilitar o processo, considere automatizar as transferências da sua conta bancária para a aplicação destinada à aposentadoria: "Programe para que o dinheiro vá sozinho e esqueça dele", diz.

Apesar da importância de contribuir mensalmente para que você alcance os nove dígitos, se você não conseguir aplicar por um período, o dinheiro continuará crescendo de qualquer forma. "Se você tem 25 anos e passa a investir U$$ 10 diariamente pelos próximos 10 anos e depois parar por algum motivo, o dinheiro aplicado continuará crescendo e você terá mais dinheiro do que se começasse a investir aos 35 e mantivesse o capital aplicado até se aposentar", conclui.

Fonte: InfoMoney

 

Tags: aposentadoria futuro investimentos planejamento financeiro previdência

Veja mais