Qual é a hora certa para comprar as suas passagens aéreas?

Pesquisar voos em determinado dia e em baixa temporada vai te ajudar a economizar e não fugir do controle

 

Planejar uma viagem é sempre um bom momento. Pensamos em lugares que nunca fomos, acomodações com paisagens paradisíacas e, claro, em não gastarmos muito com tudo isso. Para isso, checamos disponibilidade, destino, passagem... E é aí que devemos prestar atenção: comprar os bilhetes com muita antecedência é garantia de economia?

Entenda que não há regra para isso, porque o que vale mesmo é abusar da pesquisa até encontrar um valor que seja adequado para o seu bolso. Essa condição serve para que você vá buscando até o fechamento da compra.

Entretanto, comprar os bilhetes com muita antecedência pode não ser um bom negócio, já que o valor pode não mudar tanto e imprevistos com gastos extras podem interromper os planos da viagem.

Especialistas de agências de viagem recomendam que é preciso iniciar as buscas, para viagens nacionais, cerca de dois meses antes da data escolhida. Em contrapartida, note que três semanas antes da viagem os preços começam a mudar significativamente e, se tiver de comprar, o risco de pagar mais caro é bem maior.

Além da antecedência, pesquisar voos em determinado dia e em baixa temporada vai te ajudar a economizar e não fugir do controle.

Em dados, o consumidor que compra a passagem três semanas ou menos da data da viagem gasta cerca de 27% a mais do que aquele que planeja a viagem com dois meses ou mais. Quem deixa para última hora pode desembolsar, em média, 52% a mais. Esses dados são originados de uma pesquisa realizada pelo buscador de voos e hotéis Viajala.

Dicas para uma boa compra de passagens aéreas

Alertas

Muitos sites utilizam os alertas como mecanismos para efetivar a compra. Ao sinalizar que deseja recebê-los, com dia, destino e valor que você deseja pagar pelas passagens aéreas, você será avisado e poupará tempo e dinheiro.

Planeje-se de acordo com a demanda

Imagine quantas pessoas querem viajar numa sexta e voltar num domingo ou numa segunda de manhã? Pois é. Você já deve ter percebido que, por conta da demanda, os preços consequentemente ficam mais altos. Porém, saiba que buscar por datas que caem em dias de semana, como na segunda-feira, terça-feira ou quarta-feira, te ajudará no planejamento de uma compra com tarifas menores.

Para viagens internacionais, recomenda-se planejar uma estada com uma semana de duração, a ida em uma segunda-feira e a volta para uma quinta ou, ainda, uma ida terça-feira e volta quinta-feira – você pode economizar até 6%. E para destinos nacionais com uma duração maior, o melhor dia é o domingo com volta na quinta-feira com preços até 11% mais baratos. Se desejar sair em um domingo e voltar no sábado, saiba que enfrentará tarifas 18% mais caras do que o normal.

Busque por aeroportos mais pertos

Procure por aeroportos menores, mais próximos de você e do destino escolhido. O mais importante nisso é poupar com gastos no deslocamento de sua casa para o aeroporto e do aeroporto à cidade que você vai. A distância entre um local e outro pode mudar o seu planejamento financeiro, caso não seja calculada com antecedência.

A despesa que você terá pode ser minimizada com suas escolhas, seja na compra das passagens, seja no trajeto ou na hospedagem. O planejamento feito com antecedência pode amenizar os parcelamentos feitos e vai te ajudar a controlar os gastos no orçamento. Tudo para garantir uma viagem mais tranquila.

 

 

Tags: antecedência baixa temporada passagens aéreas planejamento viagem

Veja mais