Sabia que você pode abrir uma conta bancária sem sair de casa?

O acesso digital pode facilitar o seu controle financeiro, por disponibilizar tudo o que você precisa a qualquer tempo

 

A boa notícia para quem quer abrir uma conta bancária foi dada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e consiste em agilizar o procedimento da abertura de conta-corrente e poupança pela internet. Antes, os correntistas tinham de se deslocar a uma agência para iniciar um contrato com uma instituição financeira. Agora, já é possível fazer todo o procedimento com segurança sem sair de casa.

Segundo o Banco Central, a ideia é dar mais celeridade, pois antes era necessário levar os documentos exigidos às agências e isso tomava um certo tempo. Sem contar que esses documentos não tinham como ser atestados como sendo verdadeiros ou falsos. Com a mudança, as agências podem fazer nova checagem de dados e mais exigências.

Mais segurança

Para evitar fraudes e lavagem de dinheiro, os bancos podem adotar novas medidas, como verificar onde o cliente está com o uso de GPS, checar quanto tempo o cliente possui conta de e-mail, exigir certificação digital, reconhecimento de voz ou facial e até movimentos específicos para validar as transações.

As novidades servirão para evitar possíveis falsificações e ter mais controle, uma vez que o cliente levará apenas um documento à agência pretendida. Entretanto, essa funcionalidade pode gerar um aumento de custo para as instituições financeiras, por se tratar de um grande investimento tecnológico.

Atendimento

Para pagamentos, nada vai mudar para as regras dos boletos vencidos, por exemplo. Essa é uma exceção, pois eles ainda precisarão ser quitados em um guichê do banco emissor.

Outra exceção é que os bancos ficam desobrigados a receber pagamentos em cheques de outros bancos, uma vez que não conseguiriam verificar a assinatura ou se há fundos. O mesmo serve para pagamentos eletrônicos previstos de convênios feitos por clientes ou não clientes.

O CNM enfatiza que nenhum caixa de agência bancária pode impedir um atendimento para quem não tem conta-corrente na instituição. Essa norma já existe, mas não havia nenhuma regra que obrigasse os bancos a fazer esse atendimento.

O crescimento dos bancos digitais

Os bancos totalmente digitais poderão se tornar uma realidade nos próximos anos, como os serviços de e-commerce que se popularizaram rapidamente. Como vantagem, eles possibilitam realizar os serviços com as taxas menores, ou em alguns casos, total ausência delas – diferente do que você encontra nas contas convencionais.

Pensando nas suas finanças, o acesso a essas contas pode facilitar o seu controle financeiro, já que você terá tudo o que você precisa ao seu alcance, a qualquer tempo.

Tags: abertura de conta bancos digitais conta corrente finanças

Veja mais