Saiba porque é importante aumentar a quantidade de água que ingere

Podemos ficar muitos dias ou mesmo mais de uma semana sem comida, mas, sem água, em um único dia ou dois a chance de morrer é enorme


Não é apenas no verão, estação mais quente do ano, que é importante lembrar a necessidade de se hidratar. E não estamos falando de alimentos que contém água, ou em sucos e refrigerantes. O melhor para hidratação é a mais pura água.

Podemos ficar muitos dias ou mesmo mais de uma semana sem comida, mas, sem água, em um único dia ou dois a chance de sentir-se mal é grande. Confira 7 razões para beber mais água:

1.Hidratação - Além de refrescar, a água é um importante elemento para a hidratação. Beber uma quantidade razoável de água assegura de que o corpo está nutrido. Além do que, a hidratação do corpo combate infecções e auxilia no transporte do sangue de minerais, como ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

2. Desintoxica o corpo - A água contribui também para a desintoxicação do organismo pois carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água, mais toxinas são eliminadas. É dela também a propriedade de amolecer as fezes, facilitando a evacuação.

3.Previne cãibras - As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. Segundo especialistas elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

4.Deixa a pele mais bonita - A água ajuda na renovação celular e diminui a descamação da pele seca.  Além disso, é um dos elementos fundamentais para retardar os efeitos causados pela idade.

5.Protege o coração - Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso.

6.Ajuda na absorção de nutrientes - Nutrientes e glicose precisam da água para serem absorvidos pelo corpo. O líquido é o complemento necessário para transportar esses nutrientes pela corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo.

7.Protege contra pedra nos rins - Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo renal. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. Segundo especialistas, a ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue, sem que isso os sobrecarreguem, mantendo sua função de "limpar" o sangue.

Tags: água hidratação qualidade de vida saúde

Veja mais